Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O que é a bíblia? Parte 13. Sem consciência e violência (por Rob Bell)


Série de reflexões sobre a Bíblia, escrita e publicada originalmente em inglês, no tumblr, pelo próprio autor Rob Bell e sua equipe. (http://robbellcom.tumblr.com/post/66107373947/what-is-the-bible).
Transcrito e adaptado para portugues por Marcus Vinicius Epprecht com autorização do autor. Proibida a reprodução para fins comerciais ou qualquer forma de ganho sobre este texto sem a autorização expressa do autor e do tradutor.
Revisado por Felipe Epprecht Douverny e Fernanda Votta Epprecht.
Publicado em português simultaneamente nos seguintes endereços:




Parte 13. Sem Consciência e violência



Então vamos falar sobre Ló, Sodoma, Jericó e todas as outras passagens violentas no Antigo Testamento. E no Novo Testamento, enquanto estamos no assunto. Vamos incluir os mandamentos de apedrejamento *(jogar pedras, não fumá-las), aquela coisa estranha no livro de números em que uma mulher tem que beber o pó para saber mais sobre a gravidez, Abraão oferecendo seu filho, porque isso é o que as pessoas fizeram, e enquanto estivermos nisso vamos incluir esta questão de um dos meus leitores:

kingofchapterone perguntou: (pergunta enviada por internauta no tumblr)

Será que Deus realmente disse aos israelitas para matar todo mundo, incluindo as mulheres e as crianças, nessas histórias do Antigo Testamento? Será que os profetas ouviram errado? Talvez eles estavam colocando em Deus algumas projeções (bem intencionadas) de sua própria agenda? Ou talvez os poderosos estavam apenas usando Deus como uma ferramenta para promover suas próprias agendas? Ou Deus é apenas um psicopata que teve um momento de "venha para Jesus"?

E esta , enquanto estamos no assunto:
tylorstandley perguntou : (pergunta enviada por internauta no tumblr)

Por que Deus ordenou que as pessoas matassem mulheres e crianças? Por que essas histórias são tão importantes?

Grandes questões.

Muitas respostas.

Primeiro, quando você estiver lendo estas histórias na Bíblia, você está lendo histórias contadas por pessoas (realmente óbvio, mas vou ficar repetindo isso ao longo de toda a série).

E as pessoas estavam (e estão) em vários estágios de consciência. (Pense em consciência como uma lente, um filtro, a principal maneira de ver e compreender o mundo).

O que você lê na Bíblia foi principalmente dito e escrito por pessoas em um estágio tribal da consciência (Tribos existiam para a sua própria preservação, quando você entrava em guerra com outra tribo, era seu deus contra o deus deles, se você ganhasse você os exterminava para que eles não voltassem e se vingassem mais tarde, mas você já sabe disso).

É assim que as pessoas viam o mundo,
é assim que as coisas funcionavam,
é assim que eles entendiam suas vidas.

Em segundo lugar, como as pessoas interpretam eventos e experiências depende do estágio de consciência em que estão.
Quando você ler essas histórias, então, você está lendo um reflexo preciso de como as pessoas entendiam o seu mundo e os eventos que ocorriam nele.

Você se surpreende quando alguém na Bíblia ganha uma batalha e, em seguida, dá ao seu Deus o crédito? Isso é o que as pessoas faziam naquele momento.

Você se surpreende quando, depois de vencer eles dizimavam as mulheres e crianças e, em seguida, diziam que seu Deus lhes dissera para fazê-lo? Isso é o que as pessoas faziam naquele momento.

Será que você se surpreende quando venciam e depois não deixavam ninguém escapar, mas passavam todos ao fio da espada e, em seguida, diziam tê-lo feito com o poder de Deus? Isso é o que as pessoas faziam naquele momento.

Será que você se surpreende quando Ló diz “Não os estuprem, tomem minhas filhas!” Isso é o que as pessoas faziam nessas situações.

Terceiro, você considera essas histórias de violência repugnantes, primitivas e bárbaras,

porque elas o são.

Se você não considerá-las chocantes e horríveis e confusas, algo está errado com você. E as pessoas que leem estas histórias e dizem: “Bem, é assim que Deus é”, têm uma visão muito, muito deformada e perigosa de Deus.

Em quarto lugar, nem todas as histórias na Bíblia - nós focaremos aqui na Torá - são assim.
Você acha que é primitivo e bárbaro cuidar das viúvas e dos órfãos? (Como é ordenado em Deuteronômio ... )
Você acha que é cruel e violento deixar um canto do seu campo para que os pobres possam ter algo para comer ? (Como é ordenado em Levítico ... )
Você acha primitivo que as pessoas devem ser libertas da escravidão? ( O livro de Êxodo ... )

Não, claro que não.
Essas idéias eram novas,
e elas são encontrados na Bíblia.

Enquanto estamos no assunto, em Ezequiel 16, o profeta cita Deus dizendo: "Eu mudarei a sorte de Sodoma ... " Aparentemente o que aconteceu no início da história, com a destruição cataclísmica de Sodoma não foi a última palavra sobre Sodoma.
(Mais sobre isso mais tarde.)

Em quinto lugar, então, e aqui é onde as coisas começam a ficar interessantes: O que você encontra na Bíblia são histórias que refletem com precisão a consciência dominante da época, ainda assim, em meio a elas e às vezes até dentro dessas mesmas histórias, você encontra ideias novas e radicais sobre a liberdade, a igualdade, a justiça, a compaixão e o amor.
Novas idéias colocadas lado a lado com as velhas idéias. Violência cruel bem ao lado de novos entendimentos sobre paz e justiça. O despertar da consciência acontece a partir e dentro da consciência atual. Sementes estão sendo plantadas, as sementes de uma nova visão, uma nova consciência, novas possibilidades, as sementes que estão apenas começando a crescer, como a história de Abrão sobre uma tribo que abençoa todas as outras tribos …

Em sexto lugar, então, (e estamos indo bem agora , não estamos? Começando a cozinhar com gás! Se estivéssemos pregando estaríamos acenando lenços e gritando amém!) ( Ou talvez você apenas estaria sentado lá, tranquilamente tuitando sobre isso) aqui está a verdade por trás dessa verdade : A consciência não muda da noite para o dia.

Mudança leva um tempo.
É assim que sempre foi.
É assim que é com você.

Então vamos falar sobre você.
Você já teve a idéia de que você deve comer de forma mais saudável?

Você se torna um vegetariano radical no dia seguinte?
Você já teve a sensação de que você deve se exercitar de forma mais consistente?

Você começou a competir no triátlon no dia seguinte?
Você já teve a convicção de que você deve fazer a sua parte para cuidar melhor do meio ambiente?

Você reduziu seu consumo de carbono a zero no dia seguinte?

Provavelmente não.
Você teve uma idéia nova, uma nova visão, um lampejo ou uma visão expandida, uma visão esclarecida de algo profundo foi revelada a você, e então gradualmente se enraizou.

Passo a passo, a passo.
Uma nova ação. Seguida por outra. Seguida por outra.

Porque a mudança leva um tempo.

E isso me leva ao meu sétimo ponto, o crescendo, o zênite - o momento em que o baterista é suspenso de cabeça para baixo sobre a multidão fazendo um solo ( já mencionei o quão divertido está sendo para mim escrever estas mensagens?) -

Por que você faz essas perguntas sobre a violência na Bíblia?
Por que você fica tão ofendido?
Por que você a considera repulsiva?
Por que isso faz com que você pare de ler a Bíblia?

Porque as histórias são primitivas e bárbaras?
Sim.

Mas o que há dentro de você que pode fazer esse julgamento?
O que é isso dentro de você que te deixa revoltado com tal violência?

De onde você tirou essa idéia de que há algo de errado nestas histórias?

Você tem essa idéia de que há um caminho melhor, mais civilizado, porque você não compartilha essa consciência dominante. Se é amor ou paz , justiça ou compaixão - há alguma maneira, alguma lente, algum filtro, através do qual você avalia as coisas, que lhe diz que matar muita gente está errado e qualquer deus que manda fazer tal coisa deve ser evitado a todo custo.

Como você chegou nesse ponto?
Como foi que o mundo produziu você?

A humanidade amadureceu, evoluiu e cresceu na consciência desde o tempo em que essas histórias foram contadas.

(De certas formas. Nós vamos chegar a isso mais tarde.)

Mas no geral, você sente repulsa e fica ofendido porque você está num estágio diferente de consciência.

Você não vê o mundo dessa forma.
Você acha que o genocídio é errado .
Você acha que o estupro é errado .
Você acha que matar mulheres e crianças é errado.

O que me leva a outra pergunta : Como você explica por que nós olhamos para essas histórias com desgosto?
O que aconteceu em nós para que leiamos as histórias da forma como fazemos?

Existe algo trabalhado na história humana, que puxa as coisas para a frente?
É algo ou alguém?

Sua capacidade de ser desestimulado por essas histórias é uma prova do crescimento e amadurecimento da consciência!

Você entendeu isso? Aquilo que nestas histórias mais te deixa chateado e desiludido e se perguntando por que deveríamos mesmo estar lendo essas histórias é em si um excelente exemplo de nossa capacidade de crescer e seguir em frente e superar estágios iniciais da consciência.

Bum!

Porque a sua repulsa subjacente em relação às histórias de violência no Antigo Testamento vem de sua crença de que somos mais esclarecidos do que isso.

Você já chegou lá?
Nós já chegamos lá como cultura, como sociedade, como humanidade?
Nós já entendemos?
Existe paz na terra?

Não.

Temos um longo caminho a percorrer?
Claro.

Mas só o fato de que sentimos repulsa e ficamos confusos e desestimulados por essas histórias de violência significa que algo tem trabalhado dentro da história humana nos movendo para frente.

Porque nenhum de nós chegou lá.
Nenhuma cidade, nenhum país, nenhuma família, nenhuma instituição, nenhum indivíduo, nenhuma empresa, todos nós precisamos de ajuda. Todos nós temos um longo caminho a percorrer …

Se você ler a Bíblia como um registro estático sobre o Deus que ordena às pessoas que matem outras pessoas, isso nunca fará qualquer sentido.

Mas se você lê-la como uma história se desenrolando, refletindo o crescimento da consciência sobre quem é Deus e quem somos e o que significa buscar a justiça e amar a misericórdia e caminhar humildemente (como disse o profeta Miquéias), você vai começar a ver alguma coisa trabalhando, logo abaixo da superfície, plantando sementes, movendo-se e chamando e puxando e carregando e inspirando e transformando gradualmente …

Se você lê-la como a história do acordar da humanidade, a evolução e expansão da consciência, crescendo em maturidade, tornando-se mais e mais iluminada (que era a oração de Paulo na carta aos Efésios) você pode encontrar uma história digna de ser contada …

* nota de tradução:stoning em inglês também significa fumar maconha, daí a piadinha que é difícil traduzir.



Próximo:O que é a Bíblia? Parte 14 – Uma parábola (que vai requerer sua participação(somente na postagem original))

Nenhum comentário:

Postar um comentário